Skip to main content Skip to search

Talhas Pneumáticas de Turbina

w

Entre em contato e saiba
mais sobre este produto.
(011) 4341-3124
comercial@zabacorp.com.br

Talhas Pneumáticas de Turbina

Talhas de turbina são equipamentos destinados a sustentar e movimentar cargas em geral (elevação e descida).

Nas talhas pneumáticas produzidas pela Zaba a carga é tracionada através de corrente de elos calibrada conforme norma EN-818-7 e ISO 3077, e distribuída entre um ou mais ramais, dependendo da capacidade da talha.

Na série TTB-05 (fig. 1) o içamento da carga é feito através de corrente de elos de dimensões 5x15 mm, na série TTB-12 (fig. 2) a medida é 7x21 mm e na série TTB-20 (fig. 3) é de 8x24 mm.

Comparativamente às correntes de rolos, as correntes de elos têm maior durabilidade e suportam cargas maiores.

Os modelos TTB-0525, TTB-1225 e TTB-1250 possuem um ramal de corrente (fig. 1); as demais talhas standard possuem dois ramais (fig. 2 e 3) e as talhas especiais de 6.000 kgf possuem 4 ramais.

São fornecidas com cesto metálico para armazenamento da corrente incorporado em todos os modelos. Sob consulta podem ser fornecidos cestos confeccionados em materiais flexíveis.

Disponíveis com as seguintes capacidades:

– série TTB-05 (fig. 1): com 250 e 500 kgf;
– série TTB-12 (fig. 2): com 250, 500 e 1.000 kgf;
– série TTB-20 (fig. 3): com 2.000 e 3.000 kgf (sob encomenda pode ser fornecida talha com capacidade especial de 6.000 kgf).

As talhas podem ser acionadas através de um comando manual direto M (fig. 4), ou de um comando de aconamento de partida rápida P (fig. 5), ou de comando de acionamento de partida progressiva PD (fig. 6).

O primeiro (fig. 4), usado quando há proximidade entre o operador e a carga, está disponível para as séries TTB-05 e TTB-12; o segundo (fig. 5), usado em partidas e paradas imediatas, está disponível para todas as séries; o último comando (fig. 6), usado para manobras que exijam maior precisão, está disponível para as séries TTB-05 e TTB-12.

O freio da carga atua automaticamente na ausência de ar comprimido garantindo a segurança operacional. O sistema de engrenagens planetárias com tratamento térmico proporciona alta capacidade de torque, garante uma vida longa e reduz a manutenção. Os ganchos são giratórios e estão apoiados por rolamentos anti-atrito.

Não possuem limites para o número de partidas por hora, podendo operar ininterruptamente, com carga máxima, sem risco de danos à máquina.

Podem ser fornecidas com trole livre ou trole motorizado para deslocamentos horizontais, acopladas através de gancho, ou montadas com suporte rígido. Nos casos de suporte rígido, também é possível acoplar ao trole lubrificador de linha para garantir uma perfeita lubrificação (ver Acessórios).

Para todos os modelos, a altura de elevação standard é de 3 m, e do comando 2 m. Sob consulta podem ser fornecidos com outras alturas de elevação ou comando.

Operam em ambientes úmidos, quentes ou com poeira. É possível também o fornecimento com construção antifaiscante, para trabalho em áreas classificadas com risco de explosão. Tem aplicação nas indústrias químicas, automobilísticas, têxteis, fundições, metalúrgicas em geral, em plataformas de petróleo, navios, estaleiros, etc.

ATENÇÃO:
Não manusear qualquer equipamento sem o uso de EPI’s adequados
A Zaba reserva-se o direito de alterar qualquer produto de sua linha de fabricação sem prévio aviso

OBSERVAÇÃO:
As talhas de 6.000 kgf são especiais, por isso suas características técnicas, dimensões externas e curvas de velocidade somente são fornecidas em caso de consulta.

Nota: as características técnicas indicadas na tabela acima são obtidas com pressão do ar de
alimentação de 6,3 bar (90 psi) na entrada da máquina.

Curvas de Velocidade de Elevação e Descida da Carga

Nota: as curvas a seguir são obtidas com pressão do ar de alimentação de 6,3 bar (90 psi) na entrada da máquina.

Comandos de Acionamento

OBSERVAÇÃO:
Todos os comandos estão suspensos por cabo de aço.
Nota: medidas em mm.